Saara Saara


Projeto musical, criado em 1985 pelos músicos Servio Tulio (vocal, efeitos sonoros, programação eletrônica, letras e composição) e Raul Rachid (máquinas, teclados, programação, arranjos e composição).

Representante de um estilo bem característico, a dupla tem como base para suas criações a linha estética eletrônica mesclada a diversos formatos e gêneros musicais, evocando de forma contemporânea uma atmosfera estilizada, irônica e, por vezes, non-sense inspirada nos cabarets do início do século XX.
As influências musicais confessas do grupo são bem diversificadas, e grande parte das letras enfoca temas pouco comuns no universo pop.

O caminho aberto pela Rádio Fluminense Fm - A Maldita (RJ), emissora na qual o Saara Saara figurou como um das bandas mais executadas, viabilizou a realização de diversos concertos no eixo Rio-São Paulo.
A estréia ao vivo, aconteceu no início de 1986, evento realizado no Teatro do Planetário da Gávea (RJ), um grande sucesso de público e crítica. Show produzido pela própria Rádio Fluminense.

Ao longo da segunda metade da década de 80, o Saara Saara se apresentou em temporadas na Casa de Cultura Laura Alvin e Teatro João Theotônio (RJ). Também em shows no Robin Hood Pub, Botanic (RJ), SESC Pompéia (SP), Centro de Artes (Friburgo), Teatro da UFF (Niterói), Circo Voador (RJ), Teatro Leopoldo Fróes (Niterói), entre outros. As fitas "demo" produzidas pela dupla também foram veiculadas nas emissoras Transamérica FM (RJ), Rádio Jornal do Brasil (RJ), 89 FM (SP), Estação Primeira de Curitiba, e em várias rádios alternativas da Bélgica, Portugal, França, Holanda e Alemanha.
Junto com a produtora VISUÁUDIO, sob a direção do videomaker Paulo Severo, o Saara Saara gravou oito videoclips. Trabalhos estes apresentados pela TVE, TV Manchete, TV Rio, TV Bandeirantes, Museu de Arte Moderna, Centro Cultural Banco do Brasil, Cineclube Estação Botafogo e Centro de Artes de Friburgo.

Após o intervalo de mais de uma década, durante a qual Servio e Raul se dedicaram a outros projetos musicais, composição de trilhas sonoras e produção de séries radiofônicas, discos e vídeos, a banda voltou a se apresentar ao vivo no dia 29 de agosto de 2001, no Muzik Elektro Festival, um festival de música eletrônica, organizado por Henrique Schröder, realizado na Boite Nautillus (RJ). Em 2003, mais uma apresentação na Nautillus, desta vez na festa DDK (Deutschland Dancfloor Klub), uma produção da dupla Grauhase e Delic.

Em 2004, o SAARA SAARA gravou o primeiro cd, intitulado SUCESSOS QUE O MUNDO ESQUECEU (Astronauta Discos / Tratore), realizando mais alguns shows no Rio de Janeiro até o ano de 2011. Participaram destes shows e da gravação do disco, o guitarrista Brian Higgin e a cantora Luciana Lazulli como backing vocal convidada.  

Em agosto de 2011, enquanto a dupla produzia o repertório para o segundo cd a ser lançado em 2012, faleceu em Niterói o tecladista Raul Rachid. O segundo cd, chamado O DISCO DOS SERES IMAGINÁRIOS com material novo e inédito da banda está incluido nos projetos do músico Servio Tulio - lançamento ainda com data imprevista. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Mas seja paciente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.